terça-feira, 22 de março de 2011

Reflexões de uma tarde outonal
Nas duas ultimas edições (10 e 18 de março) de minha coluna semanal BLOGDOVIG, discorri em um primeiro momento, da alegria incontida dos dias dos folguedos momescos, e depois sobre a estupefação dos acontecimentos catastróficos na vizinha cidade de São Lourenço do Sul e no longínquo Japão. E até citei que: "você que nasceu sem pedir e que morrerá sem querer,ainda há tempo,aproveite o intervalo..."Pois parece que passado o tempo de extravasante alegria dos dias de carnaval, vem um período de incontida tristeza. Agora é tempo de introspecção, de revisar nossas atitudes, refletindo o que se fez, e o que deveria ter sido feito... É o que o cristianismo chama de período de Quaresma, que inicia na quarta-feira de cinzas, pós carnaval, terminando no sábado de Aleluia que antecede ao dia de Páscoa, que quase todos já esqueceram o siginificado, dando crédito ao coelhinho. Pois os últimos dias, temos assistimos estarrecidos aos noticiários da mídia internacional, com os alarmantes efeitos de terremotos e tsunames no Japão, com conseqüências imprevisíveis para a humanidade, pela contaminação mortal desprendida das usinas atômicas afetadas pelo sinistro.De tudo agora,só nos resta suplicar ao Criador, que seja misericordioso...Mas mesmo assim ainda sobram ponderações, que por certo nos levam a corrigir nossos erros, e uma delas tenho guardado no fundo da gaveta para essas horas cruciais. Leiam abaixo a mensagem que me foi enviada, pois ainda há tempo de reflexão:
“A Terra e você“
Caso pudéssemos reduzir a população da Terra a uma pequena aldeia de exatamente 100 habitantes, mantendo as mesmas proporções existentes atualmente -pela qual você poderia se testar dentro do contexto- seria mais ou menos assim:
*Haveria 52 mulheres e 48 homens, sendo 57 asiáticos, 21 europeus, 14 americanos e 8 africano. Seriam 70 brancos e outros 30 não. Nesta aldeia 70 teriam religiões diversas e 30 seriam cristãos. Nela habitariam 89 heterossexuais e 11 seriam homossexuais. Dessas 100 pessoas, 6 possuiriam 59% de toda a riqueza e as 6 (sim!) seriam norte-americanas. Destas 100 pessoas, 80 viveriam em condições subumanas, sendo que 70 não saberiam ler, 50 sofreriam de desnutrição, 1 pessoa estaria prestes a morrer, 1 bebê a ponto de nascer e só 1 (isso mesmo!) teria educação universitária!!! Nesta aldeia global, somente 1 pessoa seria possuidora de computador. Ao analisar nosso mundo desta perspectiva tão diminuta, se faz mais presente a necessidade da aceitação do semelhante, entendimento de nossas deficiências, e principalmente erradicar o analfabetismo e a pobreza. Então reflita com toda a sua sinceridade:
1-se você se levantou nesta manhã vivo e com saúde, então você tem mais do que milhões de pessoas que não sobreviveram neste amanhecer;
2-se você nunca experimentou os perigos de uma guerra, a solidão de estar preso, a agonia de ter sido torturado ou a aflição da fome, então você está bem melhor do que 500 milhões de pessoas mundo afora;
3-se você pode ir a uma igreja proferir sua crença, sem medo de ser humilhado, preso ou morto, então você é mais afortunado do que 3 bilhões (é isso mesmo!) de pessoas perseguidas;
4-se você tem comida no refrigerador e pode escolher o que comer; se você tem roupa no armário,um teto para lhe resguardar e um lugar para dormir, bem você é bem mais rico do que pensa e está melhor do que 75% da população mundial;
5-se você consegue guardar um dinheiro no banco ou na carteira, ou umas moedinhas no cofrinho, já está entre os 8% mais abonados do planeta;
6-se seus pais ainda estão vivos e unidos, você é uma pessoa muito rara mesmo!
E se você conseguiu ler este texto até o seu final, parabéns, você está entre os que realmente estão preocupados com o destino da humanidade, e por certo terá sucesso no que empreender a partir de agora !

segunda-feira, 21 de março de 2011

BLOGDOVIG nº16
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.brO Planeta Terra está rugindo!A mãe natureza não agüenta mais tanta degradação e está “espanando” seus detratores da crosta terrestre. Ninguem merece, mas se pararmos para pensar –e poucos o fazem- é um castigo anunciado, há séculos...As catástrofes parecem vir seguindo um roteiro,numa reação em cadeia.A principio -na época da comunicação por galena- acontecia uma coisa lá,outra cá e nada se sabia,ou muito pouco,e bem depois. Hoje com a internet, é no mesmo minuto com filmes em cores, direto e ao vivo. O estrago é dimensionado sem maquiagem, e até com algum sensacionalismo da mídia, que precisa vender seu produto. A dinâmica da noticia é sazonal, e vai de um lado pra outro conforme o peso que lhe é dado. Esfregam-se os olhos em frente a um jornal ou do aparelho de televisão e não se acredita no que nos é dado saber. Neve em países desérticos; tremores de terra onde não ocorria há séculos; vulcões praticamente extintos no tempo, e que já começam a soltar fumaça; terremotos de magnitude nunca antes constatados e principalmente tsunames, algo que jamais se presenciou com tanta frequencia. Preparem seus corações pras coisas que eu vou dizer: ”Você que nasceu sem pedir e morrerá sem querer,ainda há tempo:aproveite o intervalo que lhe é concedido”.Apocalipticamente,o calendário Inca mostra que 2012 está chegando...Será que estaremos entre as sementes escolhidas por Ele?
Vamos mudar para assuntos amenos, pois me lembrei de homenagear a mignon nadadora que voa nas superfícies das piscinas catarinenses, Cristina(Kika)de Leon Soares,filha da Zênia minha dileta amiga e presidenta da Academia Pelotense de Letras. Parabens a mamãe-coruja, que a cada dia tem que reforçar as prateleiras já abarrotadas de taças e medalhas nº1.Agora só falta o nosso corredor-carteiro Schumacher voltar pra casa com o troféu máximo das correrias de rua...Que os patrocinadores pelotenses invistam nessa dupla,pois é vitrina certa para seus produtos.
O Gauchão tá pegando fogo nesse segundo turno. Após a batalha campal entre o Grêmio e Caxias, com o tricolor precisando de 8 minutos de acréscimo(que alguns “especialistas” chamam erroneamente de desconto...?!)para se sagrar campeão da Taça Piratini, começou a Taça Farroupilha com um candidato certo. Federação alguma quer perder receita ao final dos campeonatos regionais, logo vão ficar torcendo pelo Beira-Rio, salvo se uma grande zebra vier a pastar...Os colorados que optaram por desdenhar o Gauchão e se dedicar a Libertadores,estão exultantes com o desempenho do centro-avante Leandro Damião,que mete bola pra dentro de tudo que é jeito.Vai longe esse guri,tem faro de gol, e porte pra fazer sucesso em quaisquer estádios.Na janela do meio do ano,ele e o Oscar,vão render mais uns pilas pro cofrinho desta fábrica de exportação de craques.E que sigam garimpando...
O co-irmão áureo-cerúleo vai de mal a pior, e não ganha três pontinhos há mais de 37 dias, sendo que a ultima vitória foi contra o Lajeadense, que perdeu o amistoso para o xavante, mas vai bem obrigado.E são só três pontinhos do limbo da serie B,longe da Serie D nacional e patinando na classificação do segundo turno.Domingo tem mais uma pedreira em Veranópolis.E se cuidem,pois boleiro(ou quaisquer trabalhadores)com salário atrasado,é bola nas costas,sempre...Eu já vi esse filme.
Alô meu amigo Helio Vieira: dizem que tudo que excede é bom, mas não deve ser fácil administrar uma situação como a do atual plantel xavante. Com uma equipe considerada titular em campo e que não reflete a superioridade no placar -deixando enervada a fanática torcida- e de repente no segundo tempo, entram os reservas e detonam o adversário...E isso vem ocorrendo desde os amistosos de pré-temporada, lembram? Bah, que dilema! Assisti a estréia do G.E.Brasil ao lado do Bebeto e do empresário catarinense Guto, que me disse termos um novo Luizinho Vieira na Baixada, e que bota a bola onde quer, e iria acertar o meio-de-campo do Brasil: Miguel.Pelo pouco que tem participado nas partidas,ainda não deu pra tirar a febre de seu futebol.Mas com a vitória de 1x0 quarta-feira passada contra o Guarany de Bagé,mesmo que com os reservas,100% de aproveitamento em casa já dá tranqüilidade,e nem se precisa conseguir ponto fora de casa no segundo turno.Vâmo-que-vâmo,que dá pro gasto no embalo caseiro...
Ultima hora: O fantasminha se deu mal na noiva do mar contra o vovô e vai querer complicar sábado no Fragata,contra o xavante.E o colorado tomou gol relâmpago nas altitudes da Bolivia, mas meteu 4x1 no time de um tal de “Jorge-sei-lá-o-quê”, com botijão de ar nas costas. E dá-le Damião...
BLOGDOVIG nº15
CarlosA.C.Vignolocacv3@yahoo.com.brQue beleza! Eu falo para os quatros ventos e não tenho medo de errar: os desfiles de carnaval de rua das cidades do interior estão evoluindo e tomando conta dos espaços deixados pelas mudanças efetuadas nas grandes cidades. Quem gosta de interagir e assistir a um desfile descontraído, como os dos tempos idos da rua 15 em Pelotas, na época dos folguedos momescos está migrando para as cidades interioranas. São Lourenço, Jaguarão, e até o do Cassino estão dando provas que carnaval bom é o da integração entre foliões com samba no pé,brincando e sambando atrás do trio-elétrico. Este estilo moderno já deveria ter sido adotado no carnaval daqui da Princesa do Sul,por muitos anos considerado o 3º melhor do pais.Posso testemunhar sem medo de errar -pois nos últimos anos tenho ido pra lá frequentemente- que o de Arroio Grande é o grande campeão,e a administração municipal do prefeito Jorginho o responsável pelo que de bom está ocorrendo em época de carnaval.E como tratam bem os turistas que lhes visitam...! Nas dezenas de camarotes implantados na passarela do samba, são disponibilizados salgadinhos e bebidas diversas, mantendo os foliões abastecidos para a longa noite de folia. Como nos últimos anos em que estive na Prefeitura de Pelotas fui o seu único representante, mantenho ainda hoje o status adquirido.Toda a vez que por lá apareço,sou assediado pela rádio Difusora e televisão comunitária da cidade,para dar minha opinião sobre o carnaval da terra do Barão de Mauá.O amigo e confrade charuteiro Moreira,me encontrou no dia seguinte em um shopping de Rio Branco-URU, disse que me viu e que eu dei um show com a “latinha”.Menos amigo,menos...Não fiz mais do que minha obrigação, pelo que presencio nos últimos anos. Sou suspeito em falar do carnaval fabuloso de Arroio Grande, mas se a Escola de Samba São Gabriel fosse convidada para vir a Pelotas,os pelotenses iriam arregalar os olhos,e veriam que estou falando a pura verdade.Time que está ganhando não se mexe,continuem assim e não alterem seu estilo,tentando copiar o que só deu certo nas mega-estruturas de carnavais milionários carioca(o melhor do mundo),de Sampa e algumas capitais...!É muito pouco para imaginar que o modelo é para todos.O que é bom para os grandes centros urbanos,nem sempre o é para os demais sem a estrutura adequada.Repensemos tudo,pois ainda há tempo até o próximo carnaval do bi-centenário de Pelotas.Quem sabe com sangue novo na administração, sem os vícios do passado nem ranços revanchistas...?! Que as boas experiências das cidades lindeiras sejam assimiladas com humildade, corrigindo os erros de nosso atual sistema. Inclusive coibindo tumulto de 3.000 foliões que foram impedidos de ingressar nas arquibancadas da passarela, mesmo com ingressos nas mãos, numa péssima imagem para os turistas. Ninguém merece, principalmente o povo que paga...Olho vivo, para que os deslizes administrativos deste ano, não se repitam com os holofotes de 2012.
O que falar mais fora disso, em período da festa pagã? O elenco xavante já deve ter concretizado sua posição de líder da chave, e rumo a classificação com seus goleadores pratas-da-casa.Será...? Ou o fantasminha resolveu dar o ar da graça e nos fazer alguma travessura?Queremos subir os dois -como em 2004- mas não vacilem, senão pode dar zebra.
Meu sonho de consumo? Que os grenás caxienses tenham aplicado um susto na tricolagem do Olímpico, e vencido o embate se escalando para a final do gauchão com o colorado, lógico. Agora que já desativaram aquela baba do time C, acho que o grupo está conscientizado de que não se pode dar chance pro azar, em nenhuma competição.Com a volta dos lesionados, agregados aos valores novos, finalmente poderemos avaliar o potencial da equipe.Já é hora de deixar de ser sempre o favorito,sem fazer por merecer.Por enquanto,dá-lhe Bolatti! Mas nem sempre teremos pela frente equipes que jogam e deixam jogar, como nosso freguês Barcelona...Está na hora de darem o devido valor ao gauchão, também.Vamos fazer o trivial e depois pensar no que vem a seguir.Os mais de 100.000 sócios nem sempre podem assistir a jogos no exterior,então que façam bonito também em frente a fanática torcida colorada.Disse alguma incoerência...?Está mais que na hora de retomar o rumo de vitórias no Beira-Rio. É lá que é criatório de craques que estão fazendo por merecer um lugar ao sol. Só o Celso Roth não vê...O exemplo também serve para os nossos “professores” Helio&Bebeto. Sucesso!
BLOGDOVIGnº14 CarlosA.C.Vignolocacv3@yahoo.com.brDeu Xavante na cabeça na estréia da segundona! Cheguei em cima da hora por ter vindo da jornada futebolística do Clube Centro Português, e não deu para ver o nosso belíssimo ônibus por dentro, doado pelo Paulo Roberto Fonseca.Mas é muito lindo,e vi na internet a sequencia de fotos da plotagem, num trabalho meticuloso que vale os cumprimentos de toda a xavantada. Agora nossos boleiros não precisam mais ficar tremendo toda a vez que vão viajar, pois a equipe é de confiança. Só espero que também haja respaldo para a reposição de pneus e manutenção, pois não é pouca coisa.E o que dizer da estréia, senão que deu pro gasto? O resultado foi bom? Foi, mas falta um tiquinho para satisfazer o exigente torcedor rubro-negro. Acho que com a continuidade dos jogos,e ausência do nervosismo da estréia,tudo vai ficar ajustado.A conferir na próxima rodada quinta-feira, contra os papa-areias.Assisti a partida ao lado de meu amigo Bebeto Rosa treinador do farrapo,e ele gostou do que viu,só que ainda não sabia o que estava reservado para o fantasminha no outro dia...E o resultado da segunda partida do xavante quanto foi? Tomara que positivo,pois esta tirinha vai para a redação até as 15 horas de cada quarta-feira,então não sei... E o greminho, heim? Detonou o Cruzeiro da capital,a sensação do gauchão. Não respeitou nem o período de luto, já que o mais ilustre torcedor estrelado recém havia falecido. Quem é que agüenta a balaca do Souzinha, com sua fatiota de linho com o escudinho tricolor na lapela! Feliz da vida, não sai da frente da nova loja gremista na rua 15...Paguei um mico em frente ao televisor assistindo a vitoria da urubuzada flamenguista, que se sagrou campeã do primeiro turno do campeonato carioca e ainda com gol de falta do Ronaldinho gaucho. Lá,como cá,a gangorra está em evidencia,pois quando o tricolor das Laranjeiras está por cima,o rival por baixo, e vice-e-versa...Vamos crer que inverteremos logo,logo na Libertadores.O pessoal da mesa de debates do programa “Pelotas 13 horas” está querendo motivar as forças carnavalescas, para que se unam para reeditar os desfiles de blocos burlescos na rua 15 de novembro,tal qual como antigamente.Inclusive com a famosa Girafa da Cerquinha, tão decantada pelos seus integrantes do programa capitaneados pelo Clayton Rocha.O novel bloco “Beijo Maldito”que sai da zona do Clube Brilhantes,iria abrir os desfiles em nova roupagem, que já tem a chancela do vice-prefeito de Pelotas.Ai só faltará a liberação da lança-perfume Rhodia,para que tudo isso seja acompanhado pelo autentico cheiro de carnaval,que desde que ela foi(sic)banida, nunca mais foi o mesmo...O maior campeonatosocial de Fut7 do Brasil, continua em andamento e a minha equipe Avaí está em 3ºlugar com 10 pontos, e este camisa 8 já meteu duas buchas nas duas partidas em que participou,num bom retrospecto inicial.Com mais de 600 jogadores inscritos e mais dezenas na lista de espera,sem dúvida é o maior campeonato de clube social do Brasil e quiçá do mundo, já estando por merecer destaque no Guiness Book,por que não?

terça-feira, 1 de março de 2011

texto nº12

BLOGDOVIG nº12
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Que beleza que essa semana está cheia de novidades, e essa tirinha vai ficar buenaça para os leitores do DM, e quiçá aos da Academia do Café Aquário. Um abraço cinchado!
E o fenômeno R9 se foi em um triste adeus, que não merecia pelo histórico de sua carreira de sucesso. Era pra ter sido precedido de pompas&circunstâncias...Segundo o companheiro Viola, assustado com a reação da tresloucada torcida corinthiana -que originou a fuga de seu amigo Roberto Carlos- Ronalducho foi se dedicar a desafios mais tranqüilos: tocar pra frente seu CT e o “Criando Fenômenos”. Boa sorte ao craque, pois ele merece tudo de bom pelo que nos brindou em sua carreira, entrando para o rol da história. Vai se juntar a Lula na torcida VIP mosqueteira.
De cara não poderia deixar de falar no amistoso de luxo do xavante sábado passado, que meteu cinco buchas no Riopardense, como já tinha feito com o Arealense. Agora que venham o Alegretense, o Riograndense...Agora vamos fazer amistosos com equipes mais qualificadas, para entusiasmar nossa torcida sedenta de bons jogos,e testar mesmo nossa equipe.Teremos o Lageadense na próxima 5ª feira, pra tirar a temperatura. Ah!Eu vaticinei que ia dar Bra-Pel, não foi? Mas os altos próceres do co-irmão, lambendo as feridas da desclassificação, não aceitaram o fraterno convite da diretoria xavante, frustrando ambas as torcidas. Reclamaram tanto que há tempos não há bra-péis (o ultimo foi em 3/10/2006 placar de 4x1 pro xavante) e agora melaram. Que lástima, pois seriam dois clássicos para fazer casa cheia e faturar uns pilas em safra seca, já que ambos estariam sem compromissos oficiais. Mas vai fazer o quê...? Pelo visto vamos ter que esperar pra quando estiverem na mesma competição. Será que vai demorar? Quem sabe banco o Mandrake, e aponto minha bengala mágica para as 2 chances viáveis: ambos as equipes na primeirona, ou as duas na segundona. Pensando bem, pode continuar como está,ou ainda com um caindo e o outro subindo, e aí neca. São tantas opções, que o melhor é aguardar mais um pouco. Desisto!
Sorte que as equipes da Chave 2 são umas babas, conforme já foi devidamente esclarecido com muita propriedade por outro articulista do DM. O Lageadense em 6º lugar na 1 com 12 pontos, estaria classificado na 2. Observem só: os da Chave 1 fizeram 100 pontos e na 2 só 76; na 1 foram consignados 107 gols e na 2 apenas 77; na Chave 1 o total de gols contra foram 77 e os da 2 levaram 108, sendo que o Inter-SM foi a equipe mais vazada com 21 bolas na rede,tendo saldo negativo de 10. É ou não uma barbada?É só ter competência e não continuar a sina de entregar em casa, tal qual o Correios azul e amarelo...
Que fim-de-semana foi esse?! A tricolagem da Azenha perdeu uma invencibilidade que já persistia há 15 jogos (desde outubro de 2010) logo para o Nóia, dos algozes Rodrigo Mendes e Eduardo Martini, dispensados pelo próprio Grêmio. O timão colorado fez um apronto para o jogo com o Emelec, e com o Damião saindo do sério com três gols, se classificou para as quartas de finais contra o Cruzeiro da capital, a sensação do Gauchão. Diga-se de passagem, sob a batuta do ex-técnico xavante Itamar Schule, dispensado pelo E.C.Pelotas após uma boa campanha na Avenida ano passado.Bah, vai entender...!
Em nivel internacional, não poderia deixar de citar o chocolate de 6x0 que os guris abusados Neymar&Cia.deram nos hermanos uruguaios.Além de se tornarem campeões do torneio sul-americano sub-20, carimbaram o passaporte para as Olimpíadas de Londres e para o Mundial, no próximo mês de julho.De lambuja Neymar com 9 gols ainda superou o juventudino Adailton, que era o maior goleador desde 1997.Os hermanos estavam tão felizes por poderem ir as Olimpíadas após quarentena de 84 anos,que se esqueceram de cuidar a retaguarda.Na minha ótica, os melhores jogadores do torneio foram a grata surpresa Lucas,Oscar e Romário.Estes dois últimos vão dar um nó na cabeça do Celso Roth,que terá que descobrir um lugar pra eles no Inter. Aliás,um bom problema.O Neymar foi muito caçado,e não rendeu tudo,mas é a grande sensação do futebol brasileiro.Com os dias contados no Brasil, já deve estar sonhando em ir para a Europa, ter uma Ferrari na garagem da mansão e louras aos seus pés.Quem não quer esta vidinha -ou repreendê-lo por querer- pois trata-se do melhor produto brasileiro de exportação. S.O.S marias-chuteiras...
De última hora: para gaudio dos gaúchos vem ai a MPX Energia, do milionário Eike Batista, com investimento de milhões na zona carbonífera de Candiota para a carente zona sul.Foi sancionada a nova Lei Pelé. E foi descoberta uma nova vacina contra todas as cepas de gripes! Será que os laboratórios vão permitir?! A conferir...

13ºtexto

BLOGDOVIG nº13
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Que bom, que nossos diletos amigos&confrades do Caiçara voltaram são-e-salvos do cruzeiro marítimo empreendido em mares nunca dantes navegados de Santos ao nordeste!Quem foi se deliciou com a viagem e quem não pode, ficou lambendo os dedos. Esperamos que no nosso próximo encontro de março, tenham bastante lorotas pra contar e fotos pra mostrar,senão será mais uma estória de pescador...Bem vindos de volta a terra firme os intrépidos Mario,Neuci,Lahorgue,LaFalce,Mansur principalmente o craque e presidente do time Osvaldinho, que de uma só vez estreou ônibus chacoalhando,avião em turbulencia e navio jogando. Bah, que sufoco mental ele deve ter passado! Deve ter lançado muita carga ao mar, e nem deu pra olhar uns slacks na beira da piscina.Dizem que foram desafiados por um grupo de bucaneiros argentinos para uma ”pelada” em alto-mar,e deram uma goleada nos hermanos. A conferir o filme, conditio sine qua non...!
Nota 10 para o 1ºFestival Internacional da Musica de Pelotas. Parabéns a todos envolvidos na organização do evento, principalmente ao gerente do SESC-Pelotas, Luis Fernando Parada, um maestro executivo cuja batuta proporcionou sucesso total. Que o próximo a se realizar em 2012 -ano do bi-centenário de Pelotas- seja igual ou ainda melhor. Ideias como essa devem prosperar, sempre.
O último amistoso antes do inicio do xavante na segundona foi de luxo, com uma goleada em cima do Lajeadense, a despeito do fiasco que foi assistir(?)com aquela precária iluminação de boate. Francamente e sem subterfúgios, o que menos o rubro-negro deveria era jogar a noite, mas parece ser uma estratégia para prejudicar os adversários.Será...?!A conferir sábado que vem. Acho que a turma do Cresce-Xavante -que tantos benefícios já trouxe ao xavante- entre em cena mais uma vez para minorar essa contumaz deficiência do Estádio Bento Freitas,vez por todas.
Esta equipe da serra que serviu de sparring, fez 10 pontos e se estivesse na chave do áureo-ceruleo teria se classificado.Dai se conclui como as equipes desta chave são bem piores do que os da Chave A,o que melhora as possibilidades de classificação do co-irmão.Só se cuidem,pois como tem mais jogos no reduto da Avenida,ai é que mora o perigo,pela sina de entregar em casa...
Já o fantasminha do Fragata, além de ter o irmão do Milar (será?) agora recebeu um meio-campista encaminhado pelo nosso idolo Silvera. Isso vem a ser bom para o professor Bebeto, que começa a ter um esboço do time com o que enfrentará a pedreira da segundona. Amigo, vamos subir juntos de novo...?Que beleza será!
Pô,eu disse que essa diretoria do colorado não aprende com seus erros,e de novo repetiu os mesmos, entrando pelo cano(essa é antiga!).Agora, portas arrombadas tranca de ferro,e foi dissolvida a direção do time B.Como sempre, o culpado é o mordomo...Mas uma equipe com boleiros tipo eternas promessas -muitos deles com 24 anos- não poderia dar certo mesmo,o que é uma lástima para os mais de 100.000 decepcionados sócios. Enquanto isso Oscar e o Romário vão curtindo uma reserva, pois parece que não agradam ao técnico. E eu não me agrado nem um pouco dele... Agora, depois da renovação, vão ter que pagar um caminhão de ouro pra se verem livres dele.
Lamento pelo amigo e fanático colorado Spalone. Até quando vai ter que dar explicações injustificaveis no balcão do Aquário?Larga dessa, eles não merecem. A partir de agora vamos assumir de vez o xavante, pois não há lugar pra dois corações.Ah!Só para a Telles...
Um alô aos traíras: “Dentro de um cínico, há sempre um idealista desiludido...”

11ºtexto

BLOGDOVIG nº11
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
De pilhas recarregadas volto à cena com muito prazer. Esta tirinha sobreviveu às temperaturas tórridas de quase 40° lá e cá, não incendiou e está para o que der-e-vier.
Parabéns ao xavante de coração Paulo Roberto da Empresa Fonseca Jr., que doou um ônibus ao Cresce Xavante para uso em comum com a equipe da Baixada, demonstrando mais uma vez seu espírito solidário. Não é a primeira vez que protagoniza ato benemerente, já que anteriormente havia doado dois caminhões zero km. ao Corpo de Bombeiros de Pelotas, além de material para obras de saneamento no Bairro Navegantes. Pelo que já fez pela comunidade, está por merecer homenagem no mínimo com nome de rua. Conclamo a todos os torcedores rubro-negros para que comprem um bilhete para o sorteio de 35 torcedores que farão o primeiro tour no ônibus, cooperando com as despesas de emplacamento e pintura com a griffe xavante.Vai ficar um show de dar inveja,aguardem o desfile...
O primeiro amistoso do G.E.Brasil pra valer, foi 2x1 na casa do Riopardense segunda-feira passada, com direito a gol de pênalti ao melhor estilo cavadinha Loco Abreu, do Felipe Oliveira. Como o Helio Vieira e o Peto gostaram, pra mim está bom. Aguardemos confirmação sábado que vem...
Dito-e-feito! Eu disse que a coisa era fio desencapado! A critica (e não eu) foi taxativa em dizer que o áureo-ceruleo foi mal até quando ganhou.Na última derrota em casa para o São Luis -dos ex-xavantes Vanderlei e Sharlei- levou um banho de bola,chegando a estar perdendo por 3x0.Agora está com a corda no pescoço, por ter que decidir contra o colorado na capital, com ambos precisando de vitória pra se classificar. Demitiram o treinador(sempre eles pagam o pato)e as noticias são de que mais gente está pegando as chuteiras e indo embora. Será que aquela faixa fixada nos treinos tem tudo a haver,de novo...?O Armando Dessessard, após ter sido protagonista na tragédia xavante que enlutou as hostes rubro-negras, com destemor resolveu voltar a Pelotas e tentar de novo. Não sei não, mas acho que deveriam ter beijado a mão do Beto Almeida e assimilado a trairagem...
Que mico!O que que o Vitor Befort vai dizer em casa pra Feiticeira? Como é que pode um cara com canelinhas de miss e voz de dublador de desenho animado, fazer um estrago daqueles em poucos minutos de luta...?! O embate foi fiasco, mas vem cada vez mais evidenciar Anderson Silva como um dos maiores lutadores que o publico do MMA/UFC já viu. Depois da vitória insofismável,ainda fez uma declaração bombástica,de que teria pedido por carta para que Steven Seagal lhe ensinasse “o golpe mortal”.Como assisti quase toda a sua filmografia, nunca o vi executar um chute na vida,e não sei como creditar a ele aquele bico que entortou os dedos do Anderson na bochecha do Vitor....Quem mais ganhou com o espetáculo, foi o milionário Danny White,dono do MMA.Steven,o artista grandalhão de quase dois metros e pesando mais de cem quilos, foi quem recebeu o primeiro abraço pós massacre.Compareceu ao evento de casacão de couro comprido,óculos amarelos e bandana ao melhor estilo que personifica em seus filmes.Ficou famoso por protagonizar filmes quebrando ossos de todos os que enfrentava,mas ainda mais por ter sido casado de 1987 a 1996 com a bela Kelly “Dama de Vermelho” LeBrock.Na foto anexa vemos o golpe mortal do knock-out que finalizou a luta.Em briga de cachorro grande,cusco não se mete...Nada mais nos surpreende,o que mais vem ai? O deputado federal Popó brigando na tribuna,por certo...

10ºtexto

BLOGDOVIG nº10
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Fala serio comendador...! É brincadeira que ainda tem gente que gosta de ir para praias desertas, e se esconder do mundo...Ainda estou com a cabeça em praias de alem mar, e vez que outra sinto o ar da maresia em meus dutos nasais! Camboriu está cada vez mais empolgante, noites buliçosas com o publico não arredando os pés da orla marítima, curtindo a vida adoidado até altas horas da madrugada. A única proibição é entrar na água a noite, com a policia percorrendo a praia com os quadriciclos, e desestimulando os mais ousados.Não se vê pedintes ou gente drogada e quiçá bebuns bagunçando.Uma beleza o ir-e-vir tranqüilo sem percalços.Sem dúvida fica o registro mais uma vez da perfeição dos serviços da Ferreira Turismo, pois não é a primeira vez que sou usuário de sua agencia e da Perlatur, e todos são unânimes em elogiá-los.Aplausos para a Prefeitura de Balneário Camboriu que trata os visitantes com dignidade e distinção.Pela quinta vez vou em férias para lá,mas a primeira em excursão.Vale a pena ir ao Cristo Luz no Morro da Cruz,onde encontramos receptividade não só pelo traslado de graça,com os ônibus passando pelos hoteis e oferecendo transporte de cortesia até o cume.O ingresso custa R$17,00 e todas as noites é uma festa internacional,com bandas se apresentando a um público de países vizinhos do Brasil,como Argentina,Uruguai,Paraguai e Chile. No Hotel HM Plaza todas as noites tinha jantar temático, e de acordo com o pais homenageado, com balões coloridos ornando o salão, musica e comida característica de cada um. Na noite brasileira, adentraram mulatas de escola de samba com trajes sumários que deixaram os estrangeiros babando. Na noite argentina, lógico el tango porteño. Pela orla do mar, milhares de restaurantes oferecendo cardápios a base de frutos do mar, onde a sequencia era o mais pedido. Já nos bares de beira-mar o palitinho de camarão a milaneza era o campeão, devidamente acompanhado de água de côco natural. As banquinhas de vendedores de milho foram padronizadas, e faturam muito com o aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Mas vale cada centavo investido, pois ninguém pode ficar sem... Imperdivel também, é o passeio no barco dos piratas ou pelo teleférico a praia de Laranjeiras! Mas o grande point do verão foi a apresentação da cantora Claudia Leite, que levou mais de cem mil pessoas ao delírio, espraiados em 600 metros de praia da Barra Sul, onde podiam assistir ao espetáculo gratuitamente em 8 telões,ou pagar R$440,00 por um camarote vip,com bebida e jantar incluso. Naquela noite a volta pra casa foi uma aventura, com os bondindinhos entulhados de gente. Por isso tirei a camisa e resolvi andar a pé, ouvindo o sussurro das ondas, o sopro tépido dos 27° e ver o publico sentado nos bancos,tomando uma cervejinha em papo descontraído. Foi o momento mágico do verão 2011. Cheguei no hotel às 2 hs. e 40 minutos, após percorrer os quase 10 quilômetros da Barra Sul até o Marambaia, e nem senti um pingo de cansaço. É da natureza humana! E pensar que a felicidade existe numa singela noite de verão...!
E o esporte? O co-irmão aureo-ceruleo finalmente ganhou fora de casa e agora já assusta a concorrencia. Será que vai dar?O colorado foi o pior no gre-nal da baba, mas ganhou de virada do Juventude, ainda bem. O xavante ganhou seu primeiro amistoso contra um sparring amador,mas deu pro gasto.E o fantasminha camarada consegue perder todos os jogos pré-segundona.O que mais? O deputado Romário em pleno dia de sessão no Congresso foi fotografado jogando futvolei em praia carioca. Quem mandou votar no cara...?Ah! Começou dia 2 p.p. o maior campeonato de Fut7(Guiness Book?) do país, no Clube Centro Português. Jogando pelo Avaí, após cinco anos de recesso fisico, fiz o primeiro gol na vitória de 2x0 sobre o Santos F.C., equipe do balaqueiro Plá e do meu freguesaço Helvécio, e já somos lideres.Acho que vem medalha ai...

9ºtexto

BLOGDOVIG
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Fui!Já que o meu xavante está azeitando a máquina para adentrar na segundona, resolvi esticar um período de férias em mares barriga-verde, voltando em meados de fevereiro.Mas não poderia deixar de cumprir meu dever,citando nesta coluna mais um empate do aureo-ceruleo.Vai ficar difícil o retorno a Boca do Lobo,com cobrança forte,pois de nove pontos conseguir só dois,é pouco pra tanto investimento.Com este desempenho pífio,logo ali será que vai ter Bra-Pel...? Não duvidem e me cobrem depois, nos amistosos...
E a dupla Gre-Nal que me desculpe, mas não aprendem com seus erros. Essa estratégia de time A e B já deu zebra ano passado, com o colorado amargando a perda do Gauchão, negligenciando o Brasileirão dando prioridade ao Mundial e se lascando pro Mazembe, num mico internacional. E da parte dos tricolores da Azenha, depois de penar pra ganhar os primeiros três pontos,seu goleador-mor Jonas bateu boca com a torcida, que não está aceitando a traqueada em campo.Mas parece que ordens emanadas do túnel não estão sendo bem aceitas, já que alguns jogadores querem jogar todas as partidas,prevendo novos infortúnios.Será que a vinda de algumas caras novas no elenco poderão modificar o panorama? No Beira-Rio chega Zé Roberto e sai Alecsandro; no Olímpico contrataram um tal de Vinicius Pacheco(quem?)depois de mais uma pendenga com o rubro-negro carioca.Será o argentino Cavenaghi a imagem do goleador que estava faltando na carente artilharia colorada? A conferir...
Antes de sair em viagem, ainda tive tempo de assistir a alguns eventos programados no Verão 2011 no Laranjal, pela parceria TVNativa/Prefeitura/Mark+. A cada ano constata-se evolução, e os veranistas e turistas eventuais tem mais a fazer na arena da praia,inclusive com sorteio de prêmios para a galera da assistência.Vamos nessa que é de graça...
Direto de Balneário Camboriu-SC, ainda que com alguns chuviscos hoje deu praia na enseada do Pinho,vislumbrando um cenário paradisíaco.Outro dia passeando pela orla sorvendo um amargo,cheguei na arena onde estava rolando um racha,e logo me disseram:”entra tio,e fica ai na frente”.Larguei as tralhas e adentrei,sem antes fazer o sinal da cruz e beijar a medalhinha pra dar sorte.De cara meti duas buchas,uma no meio das canetas do guri loirinho metido a Taffarel e a outra de voleio, ao melhor estilo Bebeto,e daí passaram a me encarar com outros olhos.Afora os passes milimétricos,virei o placar adverso,e aplicamos uma goleada.No outro dia quando cheguei,os dois lados já foram direto me “contratar”,e não decepcionei: a máquina está de volta apesar dos cabelos brancos.Agora já contabilizo 843 gols em peladas de praia,só entre os barrigas-verdes.Na próxima edição,digo quanto está o total.Acredite se quiser,mas não esqueçam que são 67 anos de atividades... Tirem um ano pra aprender a andar, dois pra deixar o bico e a mamadeira, e o resto foi naquela areia grossa do Laranjal. Quem joga lá horas a fio, sem fazer bolhas nas solas dos pés, faz sucesso em qualquer praia. Sigam-me no twitter&faceboock e terão mais noticias.Até lá,abraço cinchado um tanto quanto oleoso...

8ºtexto

BLOGDOVIG
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Que fiasco! Eu bem que disse há poucos dias,que esse era o ano para as equipes do interior se darem bem,face a dupla gre-nal estar de olho na Libertadores.Pela primeira vez os dois estão na competição brigando pra ver quem é quem, numa autentica fogueira de vaidades.Logo de cara se estreparam com timecos que não disputavam o Gauchão há anos!!! Lageadense e Cruzeiro estavam hibernando há mais tempo que o fantasminha do Fragata.Pois não é que faturaram uns pontinhos as custas dos grandões?! E o Lageadense tirou 2 pontos do Grêmio A, ao contrário dos estrelados que digladiaram com uma baba colorada, mas triunfaram.O Inter tem mais é que contratar o grandão Léo que era centro-avante e virou zagueirão, pra jogar no lugar daquela dupla de ex-atletas da zaga colorada.E ainda faz gol espírita...!!!Mas é recém o comecinho, vem mais surpresas por ai, não perdem por esperar! Ninguem quer assumir, inclusive o técnico tricolor Renato -de salário milionário renovado- já avisou que não irá se estressar em jogos no interior. E com isso a dupla irá atirar pela janela R$300 mil por utilizar o time B no confronto do gre-nal de Livramento dia 30. Mesmo assim, juntos irão faturar R$4 milhões em 120 dias do Gauchão. O Brasileirão rendia a cada um, R$1,6 milhões por mês, pasmem! Já imaginaram se um descuido levá-los a segundona...??? E pra nós, R$30 mil por mês do Banrisul.Bah!Tá difícil...
Olha a jabulani ai, gente! Coitado do Oliveira, sempre inventa de falhar quando o pelotinhas não faz os gols lá na frente. E já estavam até contabilizando os três pontinhos em casa contra a empresa que patrocina o posto da esquina...Ai o tal de Cleiton resolveu arriscar na base do “seja o que Deus quiser”,e Ele quis...Um chute despretensioso do meio da rua,mas desfechado tal qual pombo sem asa estufou as malhas áureo-ceruleas, decretando a virada da partida. Soveral da RBS é que disse tudo: ”o Pelotas deu uma demonstração de como se perde uma partida”.E ele deve entender do riscado...Agora -como no ano passado- terão que sair em excursão a Caxias e Novo Hamburgo em busca de recuperação,senão vai ser fio desencapado...Em fevereiro já teremos os primeiros desclassificados,entre eles os que farão alguns amistosos contra o xavante em preparação pra segundona.Quem sabe então, teremos o Bra-Pel que tanto reclamam os especialistas da crônica esportiva pelotense?
Que bolão tá batendo o pivete! O jornal argentino “Olé” cognominou-o de Neymaradona. Sòzinho o endiabrado camisa 7 canarinho dizimou os paraguaios na estréia do Campeonato Sul-Americano sub-20,marcando todos os 4 gols. Pelo visto quando quer é craque, só tem que deixar as fanfarronices pra lá...Acho que já se deu conta que o mundo está a seus pés,é só deixar de ser marrento.Claro que sabemos quão é difícil na idade dele segurar as pontas com tantas facilidades a sua volta...Com dinheiro caindo no colo -entre otras cositas más- fama&rock’n’roll, deve ser duro não transgredir.A história aponta o caminho, mas parece que eles acreditam que só acontece com os outros. Mas hoje tem personal disso-e-daquilo, por que não teria um refreador de impulsos? É só abrir a guaiaca que logo aparece um expert da moda. Ainda mais que os olheiros do Manchester United e do Chelsea que foram assistir ao jogo, se encantaram e se rasgaram de elogios. Parece que ai vem um novo neguinho da vila famosa, e está de malas prontas pro mundo. Alguém pediu a opinião do Rei? Nem inventem. Calado é poeta...
Excelente a noticia de que a direção xavante comprou aparelhos de primeiríssima geração para avaliação física de seus jogadores. Pelo visto agora poderão saber quem corre de menos e de mais. Já imaginaram que dilema, se em dias de outrora, implantassem um chip de GPS no baixinho Romário e no Guiñazu? Um metia gol adoidado, mas não queria saber de ginástica, e o outro corre que nem louco, mas faz um gol por ano. E aí doutor, não esqueça de fazer um check up nos dentes dos artistas da bola, pois é foco constante de origem de lesões, pelo que dizem os especialistas.E tomar todos os dias um suplemento de condroitina com glucosamina, um santo remédio preventivo.Vamos subir,xavante!!!

7ºtexto

BLOGDOVIG
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
A Ópera Bufa acabou !!! E como sempre favorecendo para que os mais ricos, ficassem cada vez mais...Depois de várias semanas em que o Brasil parou para comentar o destino dos irmãos Assis, pudemos bater palmas para os integrantes do elenco de mais um fiasco novelesco,que acabaram por escolher jogar no time da urubuzada carioca da Gávea. Neste mesmo dia, estava aniversariando Gerson”o canhotinha de ouro”aquele que instituiu a lei da vantagem neste pais tropical,tendo feito pelo visto, milhõess de adeptos.Nesse ínterim,fizemos vistas grossas aos desvairos do ex-presidente Lula ao conceder na “saidera” de seu mandato, passaportes de pessoas especiais do governo para seus dois rebentos(um adotado de dona Maria Leticia)irem excursionar pelo exterior com tratamento especial nas aduanas mundo afora.Ou que o Ministro da Defesa,o ínclito Jobim,além de autorizar toda a família Lula para veranear nas dependências do forte militar dos Andradas em Guarujá,ainda convidou o Sr. Jose Genuíno (ex-mensaleiro) para ser por certo,seu AAA (assessor para assuntos aleatórios).Eu bem que avisei...
O vôo de galinha apenas começou, pois é o inicio de três anos e meio em que tudo pode acontecer. Desde a Copa do Mundo 2006 -em que Ronaldinho nem viu a bola- que ele vem numa espiral descendente, e por último já com o clube dono de seu passe louco pra se livrar dele, conseguindo alguns pilas de troco. Um ex-craque podre de rico, que dá maus exemplos aos demais jovens que querem se aventurar em plagas estrangeiras; que só quer ir pras baladas noturnas e fazer farra com os amigos, contrariando a vida regrada de atletas, seus colegas de profissão europeus. Aliás,quando é que vamos vê-lo em flashes paparazzi, pra variar com gatas de tirar o fôlego? Já tá pegando mal... Agora, de volta ao lar após dez anos, pertinho de tudo o que de bom acontece na Cidade Maravilhosa, quem sabe dá tempo até para arrumar uma namorada...? Senão vai ficar pra titio, e sem herdeiro tudo irá pro maninho Assis, que de olhudo já deve estar também mirando este quinhão! Vocês se lembram que Assis aos 16 anos -ainda moleque no auge da puberdade- mesmo com contrato de gaveta, fugiu do Olimpico e foi-se de mala-e-cuia pra Itália, sendo depois repatriado de volta com a promessa de receber entre outras benesses, uma casa com piscina? Foi nesta mesma que seu pai morreu afogado, anos depois... O mano mais velho só deixou o futebol precocemente aos 30 anos –apesar de ainda ter muita bola no pé- pela ascensão meteórica de seu mano dentuça, passando a ser seu empresário. Fez a opção certa, ou não?E com isso vai ter que se mudar da capital dos pampas, senão toda a vez que vier ao sul, terá que se fantasiar de turista hawaiano, pois a tricolagem gremista ensandecida vai querer pegar pesado desta vez, após duas facadas nas costa...E quem vai pagar o contrato da empresa que instalou as caixas de som e telão de LCD,e o show pirotécnico que não houve, heim...?! Foi o mico do ano que recém começou. Kidiaba, a vingança. E vingança é um prato que se come frio.Toma!!!
Uma Vergonha o texto que li sobre ascensão & queda da equipe da Ulbra de Canoas,ex-Universidade. Não se concebe que, enquanto os times do interior se digladiem para se manter como nariz acima dágua entre a elite do futebol gaucho, uma equipe já tenha trocado três vezes de denominação e ainda se mantenha na primeira divisão. Bah,que santo forte...!Criado em 1997 com o nome de Ulbra, tinha base em um dos complexos esportivos mais modernos do Estado. No embalo do dinheiro farto da Universidade Luterana USA, chegou a galgar patamares nem sonhados em tão pouco tempo, quando foi vice-campeão do Gauchão 2005. Hoje, debaixo da crise que arrastou a Reitoria, poderá não ter campo pra jogar, pois o aluguel das dependências da Ulbra sequer está garantido para este ano. E a galera se pergunta,e ai...e ai, presidente Novelleto? Qual será o destino deste time que tem patrocínio de uma Prefeitura e como jogador de sua equipe o neto do governador do Estado? E pensar que tantas outras equipes com muito mais representatividade, estão lutando pra recuperar o status perdido, com cobrança de estádios perfeitos e seguros, iluminação de xenon, vistoria de Bombeiros e outras exigências menos cotadas. Quem viver, verá...

6ºtexto

BLOGDOVIG
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Garimpar noticias de esporte nessa época em que os clubes estão com seus funcionários & craques em férias, é trabalho insano. Não sei como a crônica especializada consegue sobreviver com os mesmos factóides...
Pô, agora mesmo só se lê e ouve falar em Ronaldinho gaucho. É dose! Pobre Grêmio, apunhalado duas vezes nas costas, na ida e na vinda. Êta dentuço desalmado...Por que não importam logo o Adriano,Imperador?
Então sai a catar motivação aleatória pra preencher esta tirinha esportiva, pois se pudesse variaria com temas atuais efervescentes. Li há alguns dias,histórias(estórias?!)do folclore futebolístico gaucho,com personagens que se notabilizaram nos tempos da pujança de eventos marcantes.Nem vou falar das bizarrices de Claudiomiro, pois esse todos já conhecem.Mas ai vai uma do ídolo Valdomiro Vaz Franco, serelepe ponteiro-direito colorado que ganhou 8 titulos gaúchos e 2 brasileiros em 10 anos de carreira no Beira-Rio.Aos 32 anos de idade foi protagonista de proeza digna de registro.Já quase sênior, fez parte da equipe que recuperou a hegemonia colorada frente a espetacular equipe gremista, sob a batuta do temível Telê Santana.Contam que a preparação nos dias que antecederam o gre-nal decisivo(o primeiro foi 2x2)foi terrível,pois vários titulares não jogariam,como o goleiro Gasperin, os zagueiros Larry e André Luiz, além da busca desenfreada em São Paulo(com ajuda da policia) para resgatar de volta o zagueirão Beliatto, dispensado precocemente.Sucesso absoluto na empreitada,faltava prender os atletas-festeiros na concentração,o que tocou para Falcão e Valdomiro,sendo este encarregado de fazer um churrasco de confraternização.Conseguiram manter o grupo unido sem dispersões indesejadas...Quando tudo parecia perfeito Caçapava (que havia se lesionado no tornozelo) se negava a entrar em campo.Foi preciso 6 colegas pegarem o touro à unha(tinha medo de agulha)para o médico dar-lhe um coquetel de remédios injetável.Mas saiu tudo bem e o Inter ganhou de 2x1 em memorável jornada do Valdomiro (que ainda no vestiário gritou”vamos ganhar deles!”)e fez dois golaços,com a torcida gremista rasgando as fantasias de Papai Noel azul,naquele dia 17/12/1978.Nem imaginava “o cara” de Criciuma que daí a 24 anos e na mesma data, Inter se sagraria Campeão do Mundo!!!
E por falar em tricolor, ai vai uma do Renato Portaluppi, só que como ídolo do meu Fluminense, flamante campeão das Laranjeiras. Consta que o presunçoso presidente rubro-negro Kleber Leite, achava que o campeonato carioca já estava no papo, mas não contava com o “sobrenatural de Almeida”. Com craques como Branco(o capitão tetra-campeão da canarinho), o baixinho indiabrado Romário recem importado a peso-de-ouro do Barcelona, mais o rápido e driblador ponteiro Sávio, com o balaqueiro timoneiro Luxemburgo, o Fla-Flu incendiou as torcidas pó-de-arroz e urubu, no Maracanã naquele dia 25/6/1995. Mesmo precisando de apenas um empate, aqueles 2x2 estava de bom tamanho para o Flamengo. Mas não contavam que o expurgado Ailton, aos 41 minutos do derradeiro tempo da partida, desse um drible da vaca no zagueiro, e emendasse um petardo de olhos fechados. A “peronha”esférica iria sair lá na bandeirinha do corner, mas no caminho aparece o tresloucado ponteiro Renato gaucho esticando sua barriga tanquinho e colocando no fundo das malhas,para desespero da urubusada. Dai em diante passou a atender por “Rei do Rio”, com direito a dias de festa na Churrascaria Porcão(e eu vi,estava lá...)que ninguem é de ferro...
Finalizando, não deixem de ler o best-seller “Soccernomics”, livro da dupla Simon Kuper & Stefan Szymanski, dois céticos com visão periférica sobre a mais fervorosa paixão mundial: o futebol. Dogma deles:”Ficamos velhos, trocamos de mulher, de amigos, de emprego,de casa e de país, mas jamais deixamos de levar no coração o time que chamamos de nosso, desde a infância”. Bah!Vale a pena, não?!

5ºtexto

BLOGDOVIG
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Aos 45 minutos do segundo tempo deste final de 2010, eu gostaria de desejar a todos os leitores do Diário da Manhã -e em especial aos desta tirinha esportiva- um feliz ano novo,e que todos os dirigentes e torcedores das nossas valorosas equipes da cidade, G.E.Brasil, E.C.Pelotas e G.A.Farroupilha, alcancem o sucesso almejado em suas empreitadas.Vamos cruzar os dedos e fazer figa,para afastar o olho-gordo de inveja, e que o xavante nesse ano que vem suba para a 1ª divisão do gauchão e no segundo semestre consiga finalmente alçar –finalmente- vôos mais ambiciosos na serie B do Brasileirão.Que nosso arqui-rival áureo-ceruleo se aproveite do desprestigio que a dupla gre-nal terá ao gauchão neste ano de Libertadores,e consiga repetir a façanha de 1930,sem errar o pênalti sem goleiro.E que o fantasminha camarada do Fragata consiga subir para a primeira divisão com o xavante,tal qual como em 2004.E são votos sinceros que só poderão se realizar no decorrer do próximoano,será...?Tomara!!! E para brindar a xavantada,ai vão desenhos que achei no fundo da gaveta das nostalgias,dos gols que marcaram a maior façanha rubro-negra em toda a sua história:xavante 2x0 no grande Flamengo de Zico & Cia. em 1985, quando fomos 3º melhor do Brasil,superando equipes de primeira grandeza do futebol nacional.É o meu presente pra todos os xavantes,com direito a uma pequena lágrima de emoção escorrendo no canto do olho...Feliz 2011!!!

4ºtexto

BLOGDOVIG
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Sensacional a performance da equipe brasileira de natação no Mundial em Dubai! Cesar Cielo, o nadador mais veloz do planeta, voou no estilo livre nos 50 e 100 metros. Agora gravou de vez seu nome no lugar mais alto do pódio das piscinas, tanto nas olímpicas como nas curtas. Deu um banho nos concorrentes, na verdadeira acepção da palavra... Um assombro, que o brasileiro já se acostumou e nem acha mais graça,pois virou rotina.Ainda mais pelo personalidade simples,embora famosa, que tornou sua façanha trivial.Sorte que o contemporâneo Príncipe Submarino,nosso herói Namor, não aceitou tirar fotos com o presidente pé-frio Lula,e até rejeitou os afagos do mercantilismo dos aproveitadores de plantão,em ultima hora...
Pô, a comunidade pelotense já está apreensiva com a demora das ações para as obras do Parque do Bi-Centenário de Pelotas. Muito se tem debatido o assunto no Programa 13 horas, pois foi lá na mesa de debates, que ouvi pela primeira vez alguém sugerir tal empreitada, na palavra do falecido amigo Ricardo Gurvitz. Tais quais as obras da Copa 2014, já estamos meio atrasados, pois as festividades começam um ano antes e terminam no dia 7 de julho de 2012. Cabe ao vice-prefeito Fabrício Tavares, responsável pelas ações festivas, vir a publico e dar noticias sobre o andamento das atividades sob sua tutela, pois contempla as áreas social e esportiva de relevante interesse da comunidade.Se é que há a intenção de sua criação...
Desculpem os especialistas, mas não aprovei a seleção dos melhores do futebol pelotense de 2010. Acho que, a despeito da equipe xavante não ter se havido bem este ano, seu goleiro Luiz Miller foi um personagem relevante, que com suas defesas milagrosas evitou ainda o pior... Lástima que tres dos melhores valores deste segundo semestre não voltarão a defender as hostes rubro-negra: Marcio Hamm,Luiz Miller e Amarildo.As vezes,mesmo na derrota,nem sempre é terra devoluta. Com a proximidade do Dia D do inicio do ano do centenário,parece que a equipe xavante ainda não tem um grupo devidamente qualificado,para a divulgação do grupo fechado.Com a efetivação da contratação do terceiro goleiro André, será que os torcedores vão tirar a pulga detrás da orelha e exclamar”desta vez vai”...?!
Ainda bem que a zebra não pastou no campo da decisão do Campeonato Mundial de Futebol em Abu Dhabi! Deu a lógica, e mesmo com as mandingas do goleiro pisca-pisca Kidiaba, e sua ralada comemoração, levaram 3x0 e voltaram felizes por terem colocado o nome de seu pais Congo (ex-Zaire) no mapa da FIFA. Aliás,não sei não se viesse a dar MazembexSeognam na final, se no próximo ano não teríamos uma modalidade diferente de disputa...?! Por pouco, e o mundo iria querer saber o que rezavam os jogadores congoleses embaixo das traves antes do inicio de cada tempo de jogo, pois nas duas primeiras partidas ganharam sem levar um gol sequer. E na última apresentação no mundial frustrante, o colorado gaucho meteu 4x2 nos chineses,com o D’Alessandro sendo eleito o Bola de Bronze,e o Alecssandro comparecendo ao marcador por duas vezes,num jogo de exceção nos últimos meses da carreira do filho do Lela, irmão do controvertido Richarlyson .Como versava aquela letra de musica italiana de um filme antigo da Dóris Day (alguém se lembra?): “che será, será”...
Como disse um outro colunista do DM(gremista lógico)o Inter disputou o ENEM 2010: e nem gauchão, e nem brasileirão, e nem mundial. Pelo menos somos o 3º Melhor do Mundo! Sem dúvida,um ano pra ser esquecido(e repensado)marcado por altos e baixos...Um feliz&melhor 2011!

3º texto

BLOGDOVIG
Carlos A. C. Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Bah! Quem diria que o todo poderoso Barcelona um dia iria vender um pedaço de sua gloriosa e inexpugnável jaqueta para estampar propaganda?!Pois aconteceu,e por uma bagatela de 170 milhões de euros/ano,uma fundação do Catar fechou o maior contrato da história do futebol. Isso só foi viável, em função de dividas que estourou o caixa do clube catalão em 430 milhões de euros. É o mesmo pais árabe que surpreendeu o mundo ao ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022 com orçamento de 50 bilhões de petro-dólares.
E nós aqui na terrinha campeando atrás de uns mixurucas reais... Quando é que a dupla Bra-Pel vai aprender com seus erros? Será que não está faltando o dinamismo de sangue novo e cabeças pensantes? A cada ano que passa, são sempre os mesmos salvadores da pátria... Quem são esses patrocinadores que tanto vemos nas placas nas beiras dos campos de futebol, e que nunca são encontrados para fixarem sua griffe nas jaquetas dos daqui, do interiorzão gaucho...? É só ficar observando as empresas que bancam o esporte durante as transmissões de jogos na TV, e enviar propostas com folders e fotos de nossas equipes, que por certo poderá chover também na nossa horta. Mas tem que ser agora, pois a época de fazer os orçamentos das empresas vence em fevereiro de cada ano.
Dá-le Guga voltou a ser ouvido no Maracanãzinho sábado passado. Todos se emocionaram em ver nosso ídolo-maior do tênis nacional, que botou de novo no mapa mundial a bandeira brasileira, após a era Ayrton Senna. Por 7/5 e 7/6 no tie-brake, repetiu a dose em cima do americano Agassi, quando há 10 anos foi o melhor do mundo em Lisboa. Valeu, Manezinho!
E aí li em outra coluna do DM sobre o 1º Torneio Praia 7 do Laranjal. Fui testemunha ocular pois joguei na estréia DireitoxClube SubTenentes e Sargentos,em que o técnico da faculdade era a raposa do parque Bento Castelã. O zagueirão Norendin(parecia mais alto na época) me cabeceou com bola e tudo,quase me mandando pra dentro das redes.Mas ganhamos mesmo assim, pois tínhamos uma equipe certinha,com craques de bola em todas as posições.E não fizemos feio...
E pra terminar: que filme de horror foi aquele que passou terça-feira direto de Abu Dahbi? Não quero ser um arauto do apocalipse, mas era uma morte anunciada, que só os puros de coração e cegos de amor pelo colorado, não queriam enxergar...Alguns até já tinham atirado a toalha há tempos,mas outros achavam que a pressuposta estratégia de se guardar para o mundial, poderia funcionar.Ledo engano...!!!Ficou provado que era ruindade mesmo, afinal de contas nos últimos meses, de 14 partidas ganhar apenas uma (assim mesmo com os reservas) no Brasileirão, era de desconfiar. Defesa composta de goleiro cognominado de “braço de motorista de Kombi” e cheia de “tios”, meio-de-campo pouco criativo e principalmente um centro-avante que saia e entrava de campo vaiado como inoperante pela torcida, é de doer. Que aprendam que com esse futebol burocrático,cujas estatísticas no Brasileirão de poucos gols –rivalizando com ataques dos quase rebaixados- não se ganha campeonatos, sequer gauchão, imaginem mundial.E no dia “D”fatal, não foi diferente.Embora pressionando os congoleses, de novo faltou tranqüilidade nos arremates,e fizeram do goleiro africano o herói da partida, com ziguizira e tudo. Fica provado vez por todas, que os técnicos brasileiros ensinaram o que sabem ao mundo, e não tem mais japonês no futebol. Agora, aguentem...
Ah! Ia esquecendo: a equipe dos tricolores gremistas faceirinhos, foram desclassificados no Brasileirão sub-20 pela equipe do Ceará. Então babaus tia chica, já era...

2º texto

BLOGDOVIG
Carlos Alberto Cunha Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
Pois é, tudo começou de uma reação positiva a um desafio e agora é realidade: ai está minha segunda coluna versando sobre o que os leitores falam, pensam e querem saber sobre esportes na Princesa do Sul & adjacências. Ah! Aceito opiniões dos palpiteiros de plantão...
Que legal! Já começou dia 2 p.p. o período de festividades do Centenário do G.E.Brasil, A Comissão Organizadora presidida por Delorges Duarte já deu o chute inicial, divulgando pela internet a vasta programação que se estenderá deste mês até a data do aniversário dia 7 de setembro de 2011. São vários eventos periódicos, iniciando com a divulgação das três camisetas comemorativas do xavante rubro-negro escolhidas pelos torcedores; a implantação de um relógio eletrônico no calçadão marcando os dias que faltam, e culminando com o jantar-baile dia 6 de setembro de 2011 na sede campestre do Centro Português. Compareça e vamos incrementar esta data marcante na história do rubro-negro. Pra completar o sucesso total, só faltará festejarmos o Centenário na 1ª divisão do Gauchão e na Serie B do Brasileirão. Ai sim, ninguém segura a torcida xavante, e de cada 10 pelotenses 8 estarão felizes da vida. E os demais se remoendo (sic) de raiva...
Já se nota que a dupla BRA-PEL está com projetos ambiciosos para 2011.Pelo espocar dos foguetes 2ªfeira p.p. e do tamanho do entulho amontoado a beira do gramado aureo-ceruleo, bah! Mas também pudera, a única coisa que cresce tirando...é buraco.
Você sabia que o Rei Pelé disputou a primeira partida profissional contra o Corinthians de Sto.André no feriado de 7 de setembro de 1956,quando o Santos venceu por 7x1 e ele fez o sexto gol?Estreou na Seleção Brasileira com 15 dias, 8 meses e 14 dias de vida, tendo sido o jogador mais jovem a vestir a camisa canarinho!
Quem diria que depois de 26 anos na fila de espera, com várias bolas na trave, a tricolagem pó-de-arroz iria conquistar o Brasileirão, depois daquele ano fatídico de 1999, caindo para a Série B e em 2009 escapando por um triz? Que festa a turma da Associação Amigos do Fluzão fez na churrascaria Cruz de Malta segunda-feira passada, mais parecendo a do Porcão onde Renato Portaluppi pintou e bordou em seu reinado como “Rei do Rio” das Laranjeiras. Já que o meu colorado optou por alçar vôo de mala e cuia para o mundial, pude festejar sem remorsos. Embora antipático e temperamental, Muricy provou que é um imbatível estrategista, multi-campeão brasileiro da década 2000. E no sistema por pontos corridos, com quatro medalhas e vários prêmios de melhor técnico do ano. E se engana quem pensa que sou fluminense da hora boa, pois em 1953 (com 10 anos) já tinha um time de botão puxador com Castilhos, Pinheiro, Pindaro com Tele metendo gol de sobrado e cavadinha...

1ºtexto

BLOGDOVIG
Carlos A.C.Vignolo
cacv3@yahoo.com.br
É com imenso prazer que anuncio que a partir desta 5ª feira, por convite do presidente Helio Freitag estarei compartilhando minhas opiniões esportivas em coluna semanal com os nossos diletos leitores. Afora,lógico,meus textos fortuitos sobre o cotidiano da vida,que escrevo desde 1998...Sei que a empreitada é difícil por tratar-se de assunto em que todos acham que tem a ultima palavra e que,mesmo sem nunca terem chutado uma bola,querem ter a prioridade no assunto.Na Academia do Aquário está repleto de experts...Haja visto que cada um dos brasileiros que vibram com o futebol -de quatro em quatro anos- nunca estão satisfeitos com a escalação do técnico da seleção canarinho de plantão,pelo contrário,sempre tem o nome de um craque a escalar no bolso do próprio colete.Mas isso não é privilégio só do futebol,pois o esporte por si só já é uma caixinha de surpresa,tendo em cada um de nós,um palpiteiro abalizado.Podem os leitores no entanto, ficarem certos de que não sou o dono da verdade,mas tenho currículo no esporte em qualquer modalidade,e já pratiquei quase todos.No futebol sou xavante desde os sete anos com o timaço de 1950 formado por craques inesquecíveis como Caruccio/ Tábua/ Dario/Tibirica/Seára/Tavares/Mortoza/
Darci/Negrito/João Borges, cujas hostes rubro-negras pretendo defender ao vivo e a cores (ah! aguardem)nesta coluna.Como boleiro sempre fui um center-forward de razoável pra bom,que sempre infernizou os zagueiros adversários,que bem se lembram bem de mim.Mas por onde passei deixei um rastro de amizades e bons companheiros de refregas, seja no futebol,tênis ou pádel.Hoje já quase (foi o que eu disse...)pendurando as chuteiras,ainda pretendo dar uma ajudinha pra galera,acatando opiniões e aceitando criticas (e por que não?) no intuito de tornar o esporte alem de um ato de lazer,um forte vinculo de amizade.Que sejam bem vindos,pois quero saber o que pensam do esporte na Princesa do Sul.E pra não dizer que não falei de flores:chega de paredros,agora tem um xavante na área...